• Controle do Mosquito

O Programa Unicamp sem Dengue com o objetivo de controlar e combater a dengue na universidade tem realizado um trabalho semanal de monitoramento das larvas do mosquito Aedes aegypti. Uma das formas de monitoramento se dá através da coleta e análise do material depositado nas armadilhas estrategicamente espalhadas pelo campus. As armadilhas são de fácil identificação, pois são pneus cortados pela metade e com informações sobre a sua funcionalidade.

Este trabalho de monitoramento é chamado de Vigilância Entomológica (controle do vetor ), e é feito por alunos – bolsistas trabalho.

É importante manter a integridade das armadilhas pois são instrumentos de monitoramento das condições larvária do campus, o que nos tem permitido tomar uma série de ações de caráter preventivo, de forma localizada e muito eficiente. A situação da dengue é alarmante e todos temos o compromisso de combatê-la.

Solicitamos pois que a comunidade Unicamp ao encontrar uma destas armadilhas a olhe com respeito, sabendo que não é apenas um pneu velho, mas um instrumento estratégico no combate à dengue na Unicamp.

Colabore não jogando lixo com copinhos, papeis, sacos plastico e nem vire-as de para baixo, porque as torna ineficiente para o trabalho de monitoramento.

  • Mapas de Monitoramento

 A Unicamp está monitorando o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti através de várias armadilhas colocadas em pontos estratégicos do campus. Estas armadilhas são verificadas periodicamente e analisadas. Este monitoramente é feito pela equipe do Cecom.

Equipes de profissionais do Cecom estarão realizando visitas nos locais onde as armadilhas estiverem positivas. Também realizarão visitas nas situações de casos positivos da doença.

Entre em contato com o Cecom Ramal 1-9001 ou atraves do e-mail css@cecom.unicamp.br caso seja detectada a presença do mosquito na sua unidade.

Confira os Mapas:

2020

2019

 2015

2013

2012