Alerta

Alerta
 
Cuide de você
 
Cuide de sua comunidade

Cuide das armadilhas de controle à dengue na Unicamp

O Programa Unicamp sem Dengue que tem como objetivo controlar e combater a dengue na Unicamp tem realizado trabalho semanal de monitoramento das larvas do mosquito Aëdes Aegypti.

Uma das formas de monitoramento se dá através da coleta e análise das larvas que são retiradas das amadilhas distribuidas estrategicamente pelo campus. As armadilhas são de facil identificação pois são pneus cortados pela metade e com informações sobre a sua funcionalidade.

Ocorre que temos nos deparado com um grande problema. Algumas vezes, quando da coleta do material a equipe de trabalho encontra as armadilhas:

1 – cheias de lixo comum como copinhos, papéis, sacos plásticos, etc…;
2 – estão viradas para baixo, portanto sem água, o que as torna ineficientes;
3 – retiradas ou destruídas.

Ressaltamos a importância de manter a integridade das armadilhas pois são instrumento de monitoramento do índice larvário do campus o que nos tem permitido tomar uma série de ações de caráter preventivo de forma localizada e muito eficiente.

A situação da dengue é alarmante e todos temos o compromisso de combatê-la face ao exposto, solicitamos que a comunidade Unicamp ao encontrar uma destas armadilhas a olhe com respeito, sabendo que não é apenas um pneu velho, mas um instrumento estratégico no combate à dengue na Unicamp.

Roberto Teixeira Mendes
Coordenador do Cecom
Presidente do Grupo de Trabalho – Unicamp sem Dengue