Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Programa “Unicamp sem Dengue“, coordenado pelo CECOM, envolve diferentes áreas e gestores da universidade com o objetivo de controlar e combater o avanço da dengue no campus por meio de diversas ações. Você pode conhecer melhor o programa acessando o endereço https://dengue.cecom.unicamp.br/sobre-o-gt/.

Entre uma das importantes ações deste grupo está o monitoramento da presença do mosquito Aedes, chamada de Vigilância Entomológica (VED) feito por meio da coleta e identificação de larvas encontradas em armadilhas distribuídas em áreas estratégicas e externas no campus de Barão Geraldo e na Moradia Estudantil da UNICAMP. Tais armadilhas são feitas de pneus cortados ao meio, contendo água, e possuem placas explicativas sobre sua função. Toda semana, as armadilhas são verificadas por alunos bolsistas, supervisionados por professores do Instituto de Biologia, que fazem parte do Grupo de Trabalho de Combate à Dengue. Após a coleta das larvas, a água é descartada e reposta corretamente, para evitar o desenvolvimento de novos mosquitos.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade universitária para não mexer ou retirar as armadilhas, além de solicitar ajuda com as inspeções frequentes nos prédios e arredores, eliminando reservatórios com água parada que não são monitorados por nossos bolsistas.

Se tiver dúvidas, entre em contato pelo e-mail dengue@unicamp.br ou pelo ramal 19001.

DENGUE
Figura: À esquerda, armadilha de monitoramento no campus; no centro e à direita, coleta de larvas de Aedes como parte das atividades semanais de bolsistas e professores vinculados à ação de Vigilância Entomológica (VED).

Agradecemos a colaboração de todos. Vamos juntos, combater a DENGUE!

Grupo de Trabalho de Combate à DengueUNICAMPMARÇO/2025

Dúvidas, acesse o site do CECOM: https://dengue.cecom.unicamp.br ou envie um e-mail para: dengue@unicamp.br

Ir para o topo