CONTROLE E COMBATE

Como deve ser o controle e Combate na sua Unidade

Ações:

  • Designar um grupo de trabalho em sua Unidade/Órgão com a participação da Cipa, sob a Coordenação do Assistente Técnico ou Dirigente do Órgão;
  • Realizar vistorias no interior do prédio e no entorno com a finalidade de identificar e eliminar os potenciais criadouros como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa;
  • Providenciar a limpeza de calhas, lajes, caixas d’água juntamente com o apoio do serviço de manutenção;
  • Remover entulhos provenientes de restos de construção e lixos em geral;
  • Fiscalizar o cumprimento das medidas adotadas;
  • Conscientizar os funcionários para colaborarem com as medidas instituídas pela unidade com a finalidade de controle e combate dos criadouros.

As ações citadasestão em consonância com a Portaria GR-084/2001:

Vistorias nas Unidades

É de extrema importância que todas as unidades dos campi realizem periodicamente vistorias no interior dos prédios e no entorno.

Preferencialmente as vistorias devem ser registradas de forma digital através do aplicativo de monitoramento de criadouros de dengue para coleta de informações georreferenciadas, possibilitando a produção de mapas, painéis de controle e gráficos e análises de dados em tempo real, agilizando o direcionamento das ações do Grupo de Trabalho de Combate à Dengue no campus.

O acesso à ferramenta digital, é somente para usuários autorizados e cadastrados. Os membros da Comissão Interna de Acidentes e Assédio da Unicamp (CIPA), são treinados para a utilização do aplicativo e a equipe do CECOM fornece suporte para acesso. Caso a unidade não tenha um cipeiro para realizar o trabalho de vistoria, o dirigente dessa unidade deve entrar em contato com o CECOM pelo email dengue@unicamp.br e indicar nome e email do funcionário que será o responsável pelo uso do aplicativo.

Formulário de Vistoria

Acessar o aplicativo: https://arcg.is/09nvPf

Acessar a versão impressa do formulário de inspeção: Clique aqui

Caso não seja possível utilizar a ferramenta digital no momento em que estiver realizando a vistoria, o registro da vistoria pode ser feito de forma manual. Mas atenção: imediatamente após a realização da vistoria, os dados deverão ser inseridos no aplicativo pelo computador.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue

https://portal.fiocruz.br/doenca/dengue