A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Entre o período de 01/01/2022 e 02/01/2023, Campinas registrou 11.230 casos confirmados de dengue, número bastante alarmante!
O objetivo do alerta é estimular a comunidade universitária quanto à eliminação dos potenciais criadouros nos locais de trabalho e nas Unidades de Ensino. Sabemos que 80% dos criadouros do mosquito estão nas nossas casas ou nos locais de trabalho.
O calor e as chuvas, típicos do verão, tornam o ambiente propício para a instalação de criadouros e proliferação do Aedes Aegypti. É nesse momento que as ações de prevenção têm maior eficácia em proteger a comunidade contra as arboviroses.
Solicitamos que todos colaborem e que as Unidades e Órgãos se organizem realizando vistorias em seus ambientes internos, no entorno dos prédios e nas áreas livres, atuando no sentido de eliminar os possíveis criadouros do mosquito: pratos dos vasos, acúmulo de entulhos e lixo em geral, recipientes que acumulam água, realizar limpeza de calhas sujas e lajes com acúmulo de água, vedar com plástico os vasos sanitários sem uso por período prolongado, vedar caixas d’água, e etc., medidas estas indicadas na Portaria GR nº 84/2001 e na GR nº 123/2002 (disponíveis no site do CECOM).
Informamos ainda que, os cipeiros das Unidades foram treinados e podem colaborar com este trabalho. No site do CECOM há uma planilha disponível para servir de modelo com o que deve ser vistoriado.
Agradecemos a colaboração, vamos juntos combater a DENGUE!