O QUE É DENGUE

É uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue. A fêmea  necessita de sangue humano para o desenvolvimento de seus ovos e para seu metabolismo. O macho não se alimenta de sangue.

mosquito dengue

SINAIS E SINTOMAS

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. 

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. 

Mesmo após o período febril deve-se ficar atento aos seguintes sinais de alarme:

  • dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; 
  • vômitos persistentes;
  • hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • letargia e/ou irritabilidade;
  • sangramento de mucosas (nasal, gengival por exemplo)

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas > 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.

Tratamento:

O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar:

  • Repouso;
  • Ingestão de líquidos;
  • Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
  • Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.

Ainda não existe tratamento específico para a doença.

Atenção: Alguns remédios não devem ser tomados por quem tem suspeita de dengue. Afinal, um dos possíveis sintomas da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é o sangramento. E essa manifestação se agrava com a ingestão de medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina, por exemplo), anti-inflamatórios não hormonais ou corticóides.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue

https://portal.fiocruz.br/doenca/dengue